Seguidores

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

EVENTO: A IGUALDADE RACIAL PEDE PASSAGEM E UM ABRAÇO

A Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Igualdade Racial de Chapadinha convida toda a sociedade a comparecer no encerramento da primeira etapa do Projeto "A IGUALDADE RACIAL PEDE PASSAGEM E UM ABRAÇO" que acontecerá na Unidade Integrada Francisco Firmo Vieira, no Povoado Mangabeira, dia 31 de agosto de 2018 a partir das 18:00 horas.
O evento contemplará as ações de promoção da igualdade racial que foram desenvolvidas durante o mês de agosto em parceria com a equipe pedagógica da instituição. Ao longo do mês, os professores abordaram a educação étnica no contexto interdisciplinar de acordo com a lei Nº 10.639/03.
O projeto levará também um dia de ação social com médicos, enfermeiros, especialistas em saúde, que atenderão aos moradores durante dia todo. 
Nesse período, a equipe da Secretaria se manteve na orientação/fundamentação das ações tais como: Literatura, história, cultura, religião, dialetos, arte e muito conhecimento.
Os alunos e professores da Unidade Integrada Francisco Firmo Vieira, abraçaram o projeto e produziram atividades que serão apresentadas na Noite Cultural da escola.
Dentre as atrações, teremos a brilhante participação do Grupo musical JB Lima, Hip Hop "Art and Dance", de Capoeira "Abadá" e os belíssimos Tambores de Crioula Raio de Sol e Chico Cega do Palácio de Ogum.
No evento terá alegria, atrações múltiplas, segurança, barracas com comidas típicas e muito mais. Compareça e traga a sua família.

Local: U. I. Francisco Firmo Vieira - Pov. Mangabeira
Data: 31 de agosto de 2018
Horário: 18:00 horas

Organização: 

Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Igualdade Racial de Chapadinha  - Sec. Aparecida
Apoio:
Prefeitura Municipal de Chapadinha - MA;
Secretaria Municipal de Cultura - Sec. ED Farma; 
Secretaria Municipal de Educação - Sec. Vânia Cristina;
Secretaria Municipal da Mulher - Sec. Tacilla e Moema;
Secretaria Municipal de Saúde - Sec. Mônica Pontes.

Fonte: Blog Respeita as Pretas - Chap - MA.


 

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

CURSO ON LINE GRATUITO: Promovendo uma educação antirracista


Por que precisamos falar sobre educação antirracista? O que é ambiência racial? E a Lei 10.639, o que temos a ver com isso?
Como educador, como posso agir para a efetivação da lei?

O Curso “Escolas para todos” tem por objetivo trazer, aos professores da educação básica (das diversas disciplinas), reflexões acerca da valorização da diversidade na escola, do racismo e das disparidades existentes entre brancos e negros no Brasil, além disso, o curso, tendo como base a Lei 9394/96 alterada pela Lei 10.639/2003 apresentar sugestões de trabalho para serem desenvolvidos em sala de aula.
O destina-se aos atores da educação básica e aos interessados em obter conhecimentos a respeito do processo de ensino e aprendizagem da cultura africana e afro-brasileira em salas de aula de educação básica.

Neste curso, pretende-se refletir sobre as questões apontadas, a fim de que possamos juntos construir possíveis práticas de educação antirracista de acordo com as diferentes realidades educacionais em que vivemos. Convidamo-los para que, acima de tudo, estejam atentos às suas salas de aula, porque é neste contexto, onde práticas pedagógicas se realizam, que o racismo também se expressa de maneira sutil ou não, velado ou evidente. Dessa forma, gostaríamos de oferecer esse espaço para que possamos debater, refletir e repensar nosso fazer pedagógico de modo a tornar nossa ação cada vez mais antirracista.

Data do curso: 20 de agosto de 2018
Modalidade: Curso com especialista
Vagas: Limitadas
Certificação: UERGS

Clique aqui e faça sua inscrição 

Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Igualdade Racial de Chapadinha - MA.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

DIA DA MULHER NEGRA LATINA AMERICANA E CARIBENHA:

No ultimo dia 25 de julho, comemorou-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela. Nesta data, as Secretarias Municipais de Políticas e Promoção da Igualdade Racial e Secretaria da Municipal da Mulher de Chapadinha - Maranhão, prestaram uma grande homenagem a essas mulheres guerreiras por natureza.
Logo no início foi oferecido um belíssimo café da manhã aos convidados que vieram de várias comunidades quilombolas, momento em que as Secretárias Aparecida e Tacilla Meira fizeram um discurso de homenagem e elogios a todas as mulheres e em especial as negras.
Sec Adj. da Mulher Moema Sousa; Sec da Igualdade Racial Aparecida; Sec da Mulher Tacilla e Sec. de Cultura Edjonnes (Ed Farma)
Secretários: Adj. da Mulher Moema; Igualdade Racial Aparecida; Sec. da Mulher Tacilla e Cultura Djonnes - Ed Farma
Aparecida e Tacilla ratificaram o apoio das entidades com respaldo da Prefeitura Municipal de Chapadinha, às iniciativas de valorização das mulheres em geral e, em especial as mulheres  negras  de Chapadinha.
Mulheres Quilombolas
O dia 25 de julho está marcado no calendário local como mais um dia de celebrações que vem se consolidando na luta e resistência das mulheres, bem como cumprido o papel de denunciar eventuais abusos, desrespeitos e outros.
A solenidade contou ainda com a participação dos Tambores de Crioula Raio de Sol e  Chico Cega do Palácio de Ogum, que abrilhantaram as comemorações com muito ritmo, cores, coreografias e muita historicidade mostrada ao público que compareceu nas dependências da Prefeitura de Chapadinha.
Tambores de Crioula

Tambores de Crioula

Tambores de Crioula

Tambores de Crioula

As Secretarias de Igualdade Racial e da Mulher agradecem o apoio da Prefeitura Municipal de Chapadinha, Secretaria Municipal de Cultura e ao amigo Jucivan do Palácio de Ogum e reiteram o compromisso nas ações de promoção e valorização das mulheres.
Equipes Sec. Igualdade Racial e Sec. da Mulher de Chapadinha - MA

Fonte: Secretarias Municipal de Igualdade Racial e da Mulher de Chapadinha - Maranhão.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

WEB CONFERÊNCIA PARA EDUCADORES

A secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Igualdade Racial de Chapadinha - Maranhão, convida a todos os professores, gestores, comunidade escolar e sociedade civil, para assistir a web conferência  Mulheres Negras: Racismo Patriarcal e Exclusão, promovida hoje sexta-feira 10 de agosto, a partir das 8:30 pela SEDUC - MA, uma web conferência com o propósito de enriquecer o Currículo Escolar voltado para as questões de igualdade racial e com o intuito de diminuir o racismo e preconceitos racial, fundamentados e expressados nas Leis Federais N° 10.639/2003 e 11.645/2008. 
A formação está sendo realizada através de inscrição (AQUI) prévia e carga horária definida e é voltada aos professores das redes municipal e estadual de ensino. 
A discussão abrange ainda as questões Afrodescendentes e indígenas, pois neste segundo módulo a Web conferência será abordada a temática: "A Mulher Negra: Racismo Patriarcal e exclusão". A Web será ministrada por professores da Rede Estadual de Ensino Médio que representam todas as escolas da Regional. 
A Secretária Municipal Aparecida agradece e ressalta a relevância da participação de todos os membros da comunidade escolar, com intuito de esclarecer e/ou reforçar o conhecimento sobre a temática e as leis Nº 10.639/2003 e 11.645/2008.


Convite

A coordenação da Web conferência solicita aos gestores e professores das redes municipais e estadual que participem da primeira Web conferência - 15 anos da lei Federal N° 10.639/2003, pois é um marco histórico da luta antirracista no Brasil. Este segundo módulo acontece na próxima sexta (10)
e será transmitido ao vivo via internet.
Secretaria Municipal de Políticas e Promoção de Igualdade Racial de Chapadinha - MA